Os vários aspectos da modulação que definem nossa sensação de cor são indicados por três aspectos: tom, saturação e luminosidade.
Tom ou matiz (em inglês hue) - É a característica qualitativa de uma cor, que se especifica com os termos azul, vermelho, verde, amarelo, etc. Esse conceito é ligado diretamente ao comprimento de onda de cada radiação.
Luminosidade ou brilho (claridade – brightness ou value)-Consiste na capacidade de cada cor-pigmento de refletir a luz branca que recebe. Na pintura e nas artes gráficas, modifica-se a luminosidade adicionando-se preto ou branco aos tons, pois o preto absorve parte da luz que as cores refletem.
Saturação (saturation, chroma ou intensity)- É a característica quantitativa de uma cor. É a “vividez da cor”, o seu grau de pureza. Quando uma cor está presente na sua força e pureza máxima, mais próxima a seu comprimento de onda, sem adição de branco ou preto, diz-se que atingiu sua saturação máxima.
Lembre-se
O poder de excitação de estimular a atenção de uma cor provoca, não depende unicamente de sua tonalidade, luminosidade ou saturação próprias, mas também da superfície que ocupa e das cores vizinhas (sobretudo do fundo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário