"Toda receita se compõe de ingredientes.
Todo objeto se compõe de moléculas básicas.
A língua se compõe de palavras que são organizadas por meio da gramática"
Assim também a linguagem visual se compõe de elementos visuais básicos que são o ponto, a forma, a linha, a textura, a letra, a cor e o valor. É a partir da organização desses elementos em um suporte, uma página que nasce a mensagem visual.
Cada elemento adicionará um tipo de significado e também será responsável por dirigir a leitura da página.Assim, cada elemento vai trazendo a sua contribuição para a mensagem final, a composição final da peça gráfica.
Para compreender o significado das peças gráficas precisamos compreender:
1. o significado que cada elemento carrega em si
2. a função que esse elemento ocupa na leitura da peça
3. e que o significado que vem da organização, de uma determinada disposição dos elementos na página.
O seu significado final parte da soma dos significados parciais adicionados por cada elemento. Mas vai além, pois interage com o universo subjetivo do leitor.
Como o objetivo de todo processo de comunicação é que a mensagem seja entendida como foi projetada, é necessário que os comunicadores visuais tenham o máximo de conhecimento da linguagem visual, seus elementos e princípios organizativos.
O grau de domínio da linguagem determina, em muito, o poder de comunicação de uma peça. Nesse sentido podemos compreender que um bom trabalho de composição visual envolve tanto a intuição e o sentimento como também um esforço racional, inteligente, um processo de análise e síntese, de transformação e tradução de idéias e sentimentos em imagens e formas.
O grande desafio do comunicador é escolher apenas o número de elementos necessários para a transmissão visual do conceito. Além disso o comunicador deve saber dirigir a leitura corretamente, organizando adequamente os elementos na página, dirigindo o olhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário