A luz emanada de uma fonte ao incidir sobre a superfície de um objeto, sofrerá uma ação seletiva sendo refletida ou absorvida em parte ou todo.
Por meio da luz emanada das fontes luminosas os objetos se fazem visíveis. As superfícies dos corpos podem refletir ou absorver luz, exercendo uma ação seletiva sobre todas as radiações que as atingem, ou sobre uma parte delas. A resultante ao atingir nosso aparelho ocular nos induz a classificar determinada cor.
Cada cor corresponde à determinada freqüência do espectro visível da radiação eletromagnética, mensurável em valores de freqüência ou de comprimento de onda. A cor, por não ter intensidade própria, depende diretamente da luz. Assim, a cor não é uma matéria, nem uma luz, mas uma sensação.
O Espectro Solar
O espectro da luz solar consiste na separação das cores componentes dessa luz através de um prisma ou com outro dispositivo chamado rede de difração. Ou seja, um raio de luz branca, luz solar ou de qualquer outra fonte equivalente, atravessa um prisma de cristal que se decompõe nas distintas cores que são vistas pelo olho humano e que são chamadas as cores do arco-íris: violeta, azul-violeta, ciano, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário