Um projeto bem-sucedido geralmente precisa funcionar bem em preto e branco. O valor, assim como o contraste, faz parte do design logo que alguma imagem é colocada no formato.
Todo elemento adicionado ao formato automaticamente traz algum valor consigo, algo entre 1% a 1OO% de preto.
O valor de cada elemento é relativo aos outros elementos e ao fundo sobre o qual é colocado.
Quanto maior a diferença de valor entre o objeto e o fundo, maior o contraste. A força de afirmação é maior quando o elemento que está colocado sobre o fundo for mais destacado. Por outro lado, mais suavidade é criada usando-se valores mais sutis e menor contraste.
Criando sensações
A criação de movimento, direção e hierarquia de leitura é estabelecida quando um dos elementos é mais escuro do que o outro. Quando o formato está cheio de elementos de igual valor, estes terão a mesma importância (o que cria uma sensação de mesmice). O olho tende a ir primeiro para as formas que tem mais contraste é assim que se pode estabelecer um caminho de leitura, uma hierarquia visual por meio da intensidade tonal.
O valor é o princípio da estrutura que tem maior poder para criar uma sensação. O uso correto dos valores pretos, brancos e cinzas ê pode adiciona força ou mudar o clima do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário