terça-feira, 16 de novembro de 2010

Valor ou Intensidade Tonal

     O valor ou intensidade tonal pode ser definido como a relativa luminosidade ou escuridão de um objeto. Ele é intrínseco a toda composição, já a cor, não necessariamente. Conhecer os princípios de cor e de valor é importante para adicionar dimensão e profundidade ao trabalho de comunicação visual.


Um projeto bem-sucedido geralmente precisa funcionar bem em preto e branco. O valor, assim como o contraste, faz parte do design logo que alguma imagem é colocada no formato.



Todo elemento adicionado ao formato automaticamente traz algum valor consigo, algo entre 1% a 1OO% de preto.

O valor de cada elemento é relativo aos outros elementos e ao fundo sobre o qual é colocado.  

Quanto maior a diferença de valor entre o objeto e o fundo, maior o contraste. A força de afirmação é maior quando o elemento que está colocado sobre o fundo for mais destacado. Por outro lado, mais suavidade é criada usando-se valores mais sutis e menor contraste.

Criando sensações

A criação de movimento, direção e hierarquia de leitura é estabelecida quando um dos elementos é mais escuro do que o outro. Quando o formato está cheio de elementos de igual valor, estes terão a mesma importância (o que cria uma sensação de mesmice). O olho tende a ir primeiro para as formas que tem mais contraste é assim que se pode estabelecer um caminho de leitura, uma hierarquia visual por meio da intensidade tonal.

O valor é o princípio da estrutura que tem maior poder para criar uma sensação. O uso correto dos valores pretos, brancos e cinzas ê pode adiciona força ou mudar o clima do trabalho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário