O que é o formato?
É qualquer área na qual serão posicionados os elementos que constituirão a composição visual. Não é considerado propriamente um elemento do design gráfico. Ele é o suporte visual, a abertura da janela, o cenário básico da obra visual.
No entanto, ele é muito importante. Um bom layout, pode se transformar em ótimo, pelo simples uso de um formato criativo.
Na escolha do formato devem ser analisadas tanto considerações criativas como práticas.
Considerações criativas
1. Efeito no público
É o ponto mais importante para a decisão da forma e do tamanho do formato. É necessário, portanto, um conhecimento prévio do público.
É o ponto mais importante para a decisão da forma e do tamanho do formato. É necessário, portanto, um conhecimento prévio do público.
2. Tradução de sensações
Os formatos traduzem e produzem sensações. Ex.: Uma encadernação muito grande pode dar a sensação de luxo ou grandeza; uma peça bem pequena sugere delicadeza ou qualidade.
Os formatos traduzem e produzem sensações. Ex.: Uma encadernação muito grande pode dar a sensação de luxo ou grandeza; uma peça bem pequena sugere delicadeza ou qualidade.
3. Adequação do conteúdo à forma
Um formato apropriado realça a comunicação visual. A mensagem do projeto é enfatizada quando situada num formato apropriado. Uma mensagem colocada num formato inapropriado perde força diante do público.
Um formato apropriado realça a comunicação visual. A mensagem do projeto é enfatizada quando situada num formato apropriado. Uma mensagem colocada num formato inapropriado perde força diante do público.
Considerações práticas
1. Perfil do público
2. Perfil do conteúdo
3. Quantidade e qualidade da informação
4. Custos de produção e custos adicionais
5. Condições tecnológicas
Lembre-se
O equilíbrio entre as considerações práticas e criativas depende da experiência e da atualização do profissional. Mantenha-se sempre informado sobre as novidades e tendências do mercado!
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